No Brasil,o Romantismo se inicia com a publicação de "Suspiros Poéticos e Saudades" de Gonçalves de Magalhães em 1836 e termina com "Memórias Póstumas de Brás Cubas" de Machado de Assis em 1881,iniciando o Realismo.
A Alemanha e a Inglaterra foram os primeiros países a instituir a nova tendência literária.
Em 1774 na Alemanha,Goethe publica Werther voltado ao sentimentalismo e fuga pelo suicídio.Na Inglaterra se revela no início do século XIX com Lord Byron como representante e sua poesia ultra-romântica.
Mas a divulgação do Romantismo-principalmente no Brasil-se deve à França.A industrialização transformando velhos vínculos econômicos levou a Europa a um novo contexto político e social,fato que influenciou muito a visão de mundo.Por isso a Revolução Francesa é um marco importante nessa fase.
"Eis aqui como o Brasil deixou de ser colônia e foi elevado à categoria de Reino Unido.Sem a Revolução Francesa,que tanto esclareceu os povos esse passo tão cedo não se daria.".Discurso de Gonçalves de Magalhães sobre a história da literatura do Brasil.
Em 1808,o Rio de Janeiro passa por um momento de urbanização tornando-se território oportuno para a propagação das novas tendências europeias.
Em 1822 Dom Pedro I declarou a Independência do Brasil e a partir desse momento havia a necessidade de formar um novo país e abolir a imagem do protagonista português.O Brasil procurou sua identidade própria,passou a ter um sentimento anti-colonialista e a exaltar a natureza nacional,algo já feito na Europa com a finalidade de ocultar diversas crises da pátria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário